Como criar “viradas” narrativas em um roteiro?

A linearidade narrativa em um roteiro audiovisual de ficção, tende a “arrastar” o que você conta para o espectador. Um dos objetivos do roteirista é manter a tensão da narrativa através uma estrutura de roteiro que provoque mudanças ou “viradas” inesperadas no enredo que mude a direção do que se conta. 

Mas é preciso que você roteirista saiba mais da trama como um todo, do que o espectador para que você possa surpreendê-lo. Mantendo-o ligado! Sem piscar… O personagem (e o espectador) nem pode imaginar o que vai acontecer. Você deve determinar a priori o arco dramático do personagem no roteiro. Sua trajetória, mudanças de comportamento e evolução. Com princípio, meio e fim de sua participação na trama.

As “viradas” podem ser radicais ou de pequeno porte. Podem ser de pequeno fato, quase uma surpresa, um insait (um beat), como a usada no  roteiro piloto, da primeira temporada, da famosa série “Breaking Bad”. Na sequência da festa surpresa para Walter White do seu aniversário de 50 anos quando ele descobre como pode ganhar dinheiro rápido produzindo drogas de qualidade. Tudo visto num programa na tv mostrado por seu cunhado fanfarrão, um policial do DEA – Delegacia de Entorpecentes que se gaba de uma grande apreensão em drogas e dinheiro dos traficantes.

Uma grande “virada” muda o rumo da sua trama. Ela pode ser conseguida quando um personagem principal livra-se de um coadjuvante que atrapalha seus objetivos. No mesmo seriado que citamos a pouco, isso acontece quando o Prof.White faz a proposta ao seu ex-aluno e se associa a ele sob chantagem. A partir desta cena ele assume uma vida dupla: pacato professor e traficante de drogas.

O uso da “virada” pode ser feito em qualquer gênero de filme: policial. romântico, de aventura, comédia… Um bom exemplo pode ser vista no filme “Infidelidade” de Adrian Lyne,  no roteiro de Alvin Sargent e William Broyles Jr. quando na cena da jovem esposa (vivida por Diane Lane) casada com um bonito empresário bem sucedido; em uma forte ventania esbarra casualmente na rua com um jovem livreiro francês e os dois vão ao chão. Ele gentilmente a socorre levando-a ao seu apartamento nas proximidades para medicá-la. Ela sente-se atraída pelo jovem e volta ao apartamento dele e tem relações sexuais secretas com ele apesar de estar bem casada, com um homem rico e bonito. A partir desse ponto do roteiro tudo muda e torna-se tenso. Várias cenas dos encontros secretos são inseridas. O roteiro prepara a cena da “virada”. O marido passa a desconfiar e contrata um detetive que colhe as pistas que necessitava. As fotos da traição da esposa leva-o ao jovem amante. O marido traído interpretado por Richard Gere, segue as pistas deixadas por sua mulher que o traiu e vai até a casa do amante dela. Um belo jovem francês e acaba matá-lo por ciúme. Ali a história terá necessariamente que seguir em outra direção. Entrega-se a polícia e confessa seu crime ou perdoa a traição e foge com a mulher adúltera?

Jorge Monclar

 

PRÓXIMOS TURMAS DE ROTEIRO PRESENCIAL

SETEMBRO

ROTEIRO essencial 

14/09 a 19/10/19
sáb – 09 às 11:30h

 

OUTUBRO

Roteiro Seriado
26/10 a 07/12/19
Sábado – 09 às 11:30h

 

NOVEMBRO

Roteiro Seriado
04/11 a 09/12/19
2a – 09 às 11:30h

Obtenha maior desconto na sua inscrição: Fale conosco 

CURSO DE ROTEIRO ONLINE

Clique AQUI e saiba tudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale Agora Mesmo Sobre os Cursos!