Você consegue interpretar palavras e
transformá-las em imagens?

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Como é possível interpretar as palavras e
transformá-las em imagens?

  • Através de elementos fundamentais da cinematografia como: lentes, filtros, enquadramentos, luz, exposição, cor, associadas à importantes conhecimentos sobre equipamentos e novas tecnologias.
  • Pelo estudo da luz na pintura e no cinema, assim como a reflexão a respeito da produção de imagem e as maneiras de construí-la.

O que posso esperar do curso Online
Escrevendo com Imagens?

Uma verdadeira imersão na cinematografia. Esse é o clima do Curso de Direção de Fotografia Online - Escrevendo com Imagens: muito mais do que apenas operar equipamentos, você aprenderá a elaborar interpretações criativas e aprofundará seus conhecimentos teóricos e práticos do trabalho de um Diretor de Fotografia.

O curso traz questões referentes a linguagem cinematográfica, enquadramento e movimentos de câmera, dramaturgia das lentes, referências visuais na pintura, luz, cor, exposição e outros elementos fundamentais. Além de afinar o olhar para o universo visual do cinema, você aprenderá sobre as ferramentas de captação disponíveis no mercado, como: os tipos de refletores, os equipamentos de maquinária (gruas, dollye, steadicam, travelling, camcar, drones), equipamentos de câmera, o método de criação da iluminação de situações dramáticas mais usuais do cinema de ficção e na teledramaturgia.
As câmeras semiprofissionais e profissionais mais usadas no mercado.

Curso de Direção de Fotografia Online - Escrevendo com Imagens

O conteúdo técnico prepara você para entender como iluminar situações de set em externa, seja luz diurna ou noturna, estúdio e cidade cenográfica. Uma reflexão a respeito da produção de imagem e as maneiras de construí-la. Como trabalhar a terceira dimensão da imagem, a perspectiva e os planos dramáticos da luz.

O curso tem como objetivo, preparar você para o mercado ou atualizá-lo, ensinando as técnicas e conceitos mais novos usados no cinema brasileiro e internacional.

Destinado a quem pretende ingressar ou se atualizar para o mercado de trabalho

Opinião sobre o Curso

Torne-se um profissional com diferencial, respeitado e valorizado pelos conhecimentos que você vai adquirir no curso "Escrevendo com Imagens".

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Garantia de 30 dias

O que você vai receber após a inscrição:

Além do Certificado de Conclusão, você vai ter acesso a aulas Online de Direção de Fotografia exclusivas, utilizando as técnicas que desenvolvi durante 30 anos de experiência, divididas em 5 módulos. Os módulos serão liberados semanalmente a partir da sua data de inscrição.

Princípios da Iluminação

Módulo I

Princípios da Iluminação

- A diferença entre a fotografia estática (still) e a fotografia em movimento (cinema e tv). 
- Princípios de iluminação de um rosto ou objeto numa filmagem externa (rua de dia e noite) e interna (locação real ou estúdio). 
- Como reproduzir o Volume, a Forma, a 3ª dimensão e a Perspectiva na fotografia. 
- A melhor distância, altura e inclinação e potência de um refletor. 
- O personagem parado ou movimentando-se. 
- O que é ISO, ASA e DIM. 
- Como medir a sensibilidade de uma fonte luminosa. 
- Os medidores: O fotômetro, o spotmeter, o colorímetro e o visor de contraste. 
- Noções de temperatura de cor, bater ou balancear o branco, a carta de cor e de cinzas. 
- “Dicas profissionais”: O que fazer com o excesso de luz solar.

Os equipamentos e acessórios de iluminação

Módulo II

Os equipamentos e acessórios de iluminação

- O funcionamento dos refletores e as fontes de iluminação alternativa. 
- Os refletores especiais: de Led, de luz fria, Dedolight, lâmpadas palito, HMI, Space light, Luz festiva, Os geradores de luz, os balões, as lanternas chinesas, os maxi e mini bruts, as sapatas, os dimmers profissionais, os dimmers caseiros. 
- Os refletores portáteis e a bateria, as lâmpadas fotoflood. 
- A criação de uma luz dramática. 
- Áreas dramáticas de luz. 
- Luz cenográfica. 
- Iluminação para quatro câmeras (Teledramaturgia).
- Iluminação de bancada ( Telejornlismo).
- “Dicas profissionais”: Como corrigir os altos índices de saturação numa entrevista em externa?

Os equipamentos e acessórios de maquinária

Módulo III

Os equipamentos e acessórios de maquinária

- Os praticáveis, as três tabelas, os cubos, as barracudas, as bandeiras francesas, os gôbos, as bandeiras de efeitos visuais. 
- As garras: universal, de pressão, jacaré. sargentos, margaridas. 
- Os grips de ventosa. 
- Os butterflys, Haze light, rebatedores de espelho, a montagem das torres e de seu sistema de segurança. 
- Como organizar um pré-light. 
- A colocação das mantas de som e para que servem. 
- Os teleprompters, Os dollies e Travelling, o ligeirinho, cammate, a grua, o steadicam, o câmera car, os drones. 
- Como substituir e improvisar equipamentos de maquinária para travelling e gruas. 
- “Dicas profissionais”: Como falsear um movimento de grua.

As câmeras de filmar

Módulo IV

As câmeras de filmar

- HDSLR e acessórios ( mate box, folow focus manual ou de controle remoto). 
- As câmeras semi profissionais e as profissionais (Alexa, Read,F55,F65). 
- Conhecendo o menu de sua câmera. 
- Manutenção das câmeras e dos tripés de câmera. 
- A cabeça de câmera e a instalação do plate (placa intermediária). 
- Como setar a sua câmera. A regulagem do view finder. 
- A instalação do mancho simples e do mancho duplo. . 
- Todas as funções de sua câmera semi profissional, o som básico de sua câmera, os microfones de uso simples. 
- Como captar o som de forma correta para a edição, os microfones (ominidirecional, direcional e lapela com ou sem fio). 
- A vara de boom e o abafador de ruídos parasitas. 
- Descarregando o cartão de sua gravação. 
- Composição dos quadros e do movimento de câmera. 
- Os drones e outros sistemas de filmagens aéreas (nose, flycam, trollers). 
- “Dicas profissionais”: Como decupar uma cena antes de filmar.

Filtros de câmera

Módulo V

Filtros de câmera

- As lentes de focal fixa normais (25 mm, 32 mm, 40 mm, 50 mm,75 mm, 85 mm, 100mm), especiais (macro, tilt shift), olho de peixe (9 mm, 18 mm e 20 mm) e as teleobjetivas ( 120 mm, 150 mm, 300 mm. 500 mm, 600 mm, 700 mm, 900 m, 1.000 m e 2.000mm). 
- As lentes de focal variável (Zoom: 10mm>100mm, 25mm>250mm entre outras). 
- O visor de enquadramentos portátil (view finder).
- Filtros de câmera (de rosca e os quadrados: 4 x 4 e 6 x 6). 
- Filtros de controle de luminosidade (ND – filtros de densidade neutra). 
- Filtros de correção de cor (TABACO, SÉPIA, DEGRADEE,PRO MIST, HANSENIN), etc. 
- Filtros de efeitos visuais (FOG, STAR POINT, LOW CONTRAST, NOITE AMERICANA). 
- Os filtros e difusores para se empregar nos refletores (gelatinas maleáveis). 
- Temperatura de cor. 
- Princípios da iluminação de um Croma key em sua casa,num pequeno estúdio doméstico e num estúdio profissional. ). 
- “Dicas profissionais”: Como escolher a lente certa para o plano desejado.

Além das aulas de Direção de Fotografia você vai economizar R$77,90,

e receberá os bônus:

ARQUIVO DIGITAL

Manual em português

Manual em português para uso do fotômetro, para aferição do diafragma da cena ou plano.
ARQUIVO DIGITAL

Carta de conferência de foco de lentes

O Focus chart é muito prático no set de filmagem para uma aferição rápida do foco das lentes fixas.
LIVRO DIGITAL

Linguagem Cinematográfica
De R$77,90 por R$0,00

O Cinema e a TV tem uma gramática especifica. Todos os roteiristas de ficção necessitam dominar o uso da linguagem audiovisual, pois trabalham com uma literatura visual. A narrativa do cinema e da TV é fracionada em planos. E em um bom roteiro cada frase é um plano.

não existem desculpas

Deixa eu te fazer uma proposta para facilitar:

O Curso de Direção de Fotografia Online - Escrevendo com Imagens - vem com uma garantia de reembolso incondicional de 30 dias após o início das aulas.

Isso mesmo, caso você não goste do Curso de Direção de Fotografia - Escrevendo com Imagens - por QUALQUER motivo, basta você me enviar um e-mail durante esses 30 dias que eu devolverei cada centavo que você investiu.

Essa garantia é incondicional. 100% do seu dinheiro de volta. E isso porque eu acredito TANTO no meu programa, e fiz ele com tanta dedicação, que se ele realmente não for o que você espera eu não mereço o seu dinheiro.

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“Nosso papel não acaba quando ensinamos, mas sim quando o outro aprende, processa, transforma e gera valor.”

- Jorge Monclar / Diretor e Diretor de Fotografia

Me chamo Jorge Monclar, e sou graduado como Diretor e Diretor de Fotografia pelo IDHEC - Institute des Hautes Études Cinematographiques – Paris – França. Possuo mais de 30 anos de experiência em Cinema e TV no Brasil e no exterior.

Quando comecei jamais imaginei ir trabalhar em cinema. Eu sobrevivia como cartunista e desenhista de animação. Cheguei na França num momento muito conturbado, em plena reverberação dos eventos de 68. E na busca da sobrevivência os caminhos se abriram para mim.

Fui projecionista em estacionamento de super-mercado, assistente de câmera e posteriormente câmera no cine-jornal Gaumont que me fez rodar pela França, trabalhei como desenhista de animação no departamento de pesquisa da ORTF (televisão francesa) participando de uma série francesa de grande sucesso e onde conheci alguns colegas que foram trabalhar no jornal de humor Charlie Hebdo. Foi fascinante conhecer de perto os militantes do cinema francês da Nouvelle Vague, jovens que atuavam dando aulas e escrevendo no Cahiers du Cinema como Truffaut, Chabrol, Valcrose, Alekan, A e muitos outros.

Essa experiência enriquecedora foi fundamental na minha formação profissional. Voltando para o Brasil trabalhei em televisão fotografando (vinhetas do Hans Donner, comerciais na Globotech e Globograph assim como videoclipes para o programa Fantástico da Rede Globo e Bar Academia da Rede Manchete).

Em cinema fotografei de tudo: comerciais, videoclipes, mais de 100 filmes de curta-metragem de ficção e uma grande quantidade de filmes de longa-metragem nacionais e estrangeiros. Com diretores consagrados como Nelson Pereira dos Santos, Joaquim Pedro de Andrade, Humberto Mauro, João Baptista de Andrade e Stanley Donne.

Sempre estive preocupado com a formação técnica profissional, por isso escrevi alguns livros técnicos que foram adotados nas escolas de cinema e tornaram-se manuais de trabalho dos técnicos de cinema e televisão, como: “O diretor de Fotografia”, “O Assistente de Câmera” , “O Operador de câmera”, “Linguagem Cinematográfica”.

Continuo no mercado de trabalho e paralelamente atuando na Academia Internacional de Cinema e Televisão passando adiante minha experiência e conhecimento técnico adquirido ao longo desses anos.

Assinatura Monclar

“As suas AÇÕES são mais importantes que as suas intenções, então MOVIMENTE-SE! A partir de agora, estou junto com você!
Jorge Monclar