Você consegue levar as pessoas a lugares inimagináveis
através de suas narrativas?

um ano de acesso por
12x 39,90

Como é possível levar pessoas a lugares inimagináveis
através das suas narrativas?

  • Sabendo como colocar no papel suas histórias, dominando as técnicas dramaturgicas para criar tramas, conflitos e desfechos
  • Através de um método para criar roteiros que reúna todos os saberes

O que posso esperar do curso
de Roteiro Online?

O prazer e a magia de criar personagens inesquecíveis, diálogos envolventes e tramas espetaculares com desfechos sensacionais. Você tem as suas boas ideias e nós te aportamos um método eficiente de criar roteiros ficcionais para cinema e TV. Com as ferramentas que lhe forneceremos você será capaz de escrever para qualquer mídia. Mesmo não tendo nenhuma experiência. Os exercícios que faremos juntos vai capacitá-lo a atuar no mercado audiovisual brasileiro. Vamos desenvolver a sua aptidão de escrever agora ampliada para as telas.

Você evoluirá passo a passo aprendendo a reunir suas ideias em um Store Line, sabendo em seguida desenvolve-la com a criação de personagens especiais e inesquecíveis. Aprenderá a aprimorar tramas e desfechos, viradas e falso fim na redação de uma escaleta. Ela será a base, seu plano de voo na criação de um roteiro com diálogos e ações dramatúrgicas visuais. Você se transformará em um autor de belos roteiros.

Curso de Roteiro Online

Não é necessário ter conhecimentos básicos de escrita de roteiro ou de dramaturgia, mas é recomendável ter aptidão e gosto pela escrita, tendo-a como uma atividade regular. Para aproveitar plenamente o curso, é fundamental que o aluno tenha de antemão uma ideia ou uma sinopse breve para um roteiro.

O curso tem como objetivo, preparar você para o mercado ou atualizá-lo, ensinando as técnicas e conceitos mais novos usados no cinema brasileiro e internacional.

Destinado a quem pretende ingressar ou se atualizar para o mercado de trabalho

Opinião sobre o Curso

Torne-se um profissional com diferencial, respeitado e valorizado pelos conhecimentos que você vai adquirir no Curso de Roteiro Online.

um ano de acesso por
12x 39,90
sim! eu quero aprender hoje

Garantia de 30 dias

O que você vai receber após a inscrição:

Além do Certificado de Conclusão, você vai ter acesso imediatamente a aulas Online de Roteiro exclusivas, utilizando as técnicas que desenvolvi durante 30 anos de experiência, divididas em 5 módulos.

Princípios da Iluminação

Aula I

Organizando as ideias

- Reunindo ideias a partir de situações diversas
- Organizando as ideias
- O que é Storyline
- O Storyline a partir de uma matéria jornalística
- Levantando dados para desenvolver o Stoyline a partir da matéria jornalística
- Dicas de criação de ambientes, personagens, situações, etc
- O Storyline a partir de um conto literário
- Desenvolvendo o Storyline do conto literário
- Localizando o núcleo central da trama (conflito), os personagens principais e os ambientes
- Compondo o visual dos personagens a partir de recortes de revistas, fotos de pessoas conhecidas, personalidades, atores, tipos diferentes, etc
- Organizando as ideias em um Storyline a partir de um texto escrito em diálogos, sem prosa, com personagens sem identificação
- O que é Sinopse
- Desenvolvendo a primeira Sinopse a partir do Storyline
- Exercício prático de criação de Storyline e de Sinopse a partir de um filme proposto
- Exercício prático de criação de Storyline de uma ideia original

Os equipamentos e acessórios de iluminação

Aula II

Desenvolvendo as ideias

- O conteúdo de uma Sinopse
- A apresentação dos personagens principais e coadjuvantes
- Os ambientes onde se passam as ações
- Desenvolvendo o Stoyline na Sinopse a partir da matéria jornalística
- Dando nome aos personagens principas, sua idade, profissão ou atividade
- Acrescentando personagens a historia
- Criando personagem coadjuvante
- Estabelecendo a trama e a subtrama para compor o arco dramático da historia
- Os artifícios dramáticos na elaboração da trama
- Exercício prático de criação de Storyline (de até 10 linhas) e de Sinopse (de até 30 linhas) a partir de um filme proposto
- Redigindo a Sinopse a partir do Storyline do conto literário
- O avanço da trama através dos fatos como um motor da historia
- As “viradas” ou mudanças de rumo da narrativa
- O desfecho da historia
- Redigindo a Sinopse a partir do Storyline do texto dialogado
- Transformando diálogos informativos em ações
- Descrevendo a aparência , idade, profissão e comportamento dos personagens

Os equipamentos e acessórios de maquinária

Aula III

Dando vida aos Personagens

- Criando personagens
- A inspiração para criação de personagens a partir de conhecidos, desconhecidos, amigos, parentes, vizinhos, colegas, atores, celebridades, tipos populares
- Aprendendo a preencher uma ficha de personagem
- A imagem e o comportamento do personagem
- Dando vida aos personagens
- Redigindo a 2ª. versão das Sinopses dos futuros roteiros
- O plano de trabalho: Escaleta
- Montando uma Escaleta
- Redigindo a Escaleta ( a partir da 2ª Sinopse do conto adaptado)
- Exercício prático: Redigindo a Escaleta ( a partir da 2ª Sinopse do texto dialogado)

As câmeras de filmar

Aula IV

O plano de voo criativo

- Formatando o Roteiro
- A Formatação padrão
- Softwares de formatação de Roteiro
- A Sequência. O que é Sequência?
- Transpondo os tópicos de uma Escaleta em Sequências
- Apresentando os Personagens
- O Conflito Central(trama) da história
- O Conflito Secundário (subtrama)
- O Roteiro e a “Produção”
- Otimizando o uso das “locações” no Roteiro
- Fazendo a trama avançar
- O Ritmo narrativo ( o tempo médio de Sq)
- Clímax e anticlímax
- Como criar fatos novos
- Narrativas paralelas
- As “Viradas”
- O 1º Roteiro Formatado ( 1º Tratamento)
- Exercícios práticos. Criando os roteiros a partir da 2ª versão das Sinopses ( com Escaletas )
- Aprimorando o Roteiro ( nos diálogos, na trama)
- Criando uma Storyline e uma Sinopse de uma ideia Original

Filtros de câmera

Aula V

É hora de começar a nossa historia

- As Figuras de Linguagem
- A “Gramática Audiovisual” : Letras = Planos
- O que são os Planos?
- Quais são os planos?
- Os planos em movimento
- As posições de câmera
- Exercício prático: transferindo uma narrativa literária em audiovisual
- A Pontuação narrativa
- As Formas narrativas audiovisuais

Além das aulas de roteiro você vai economizar mais de R$155,00,

e receberá os bônus:

Roteiro passo a passo LIVRO DIGITAL

Roteiro passo a passo
De R$83,90 por R$0,00

Um livro simples, com muito conteúdo, ensinando passo a passo o que você deve fazer com suas ideias. Como organizar sua criação de personagens inesquecíveis e faze-los falar de forma coloquial e envolvente, facilitando seu trabalho na idealização de tramas e desfechos sensacionais. Leia-o, abuse e use!

Linguagem Cinematográfica LIVRO DIGITAL

Linguagem Cinematográfica
De R$77,90 por R$0,00

O Cinema e a TV tem uma gramática especifica. Todos os roteiristas de ficção necessitam dominar o uso da linguagem audiovisual, pois trabalham com uma literatura visual. A narrativa do cinema e da TV é fracionada em planos. E em um bom roteiro cada frase é um plano.

não existem desculpas

Deixa eu te fazer uma proposta para facilitar:

O Curso de Roteiro Online vem com uma garantia de reembolso incondicional de 30 dias após o início das aulas.

Isso mesmo, caso você não goste do Curso de Roteiro Online por QUALQUER motivo, basta você me enviar um e-mail durante esses 30 dias que eu devolverei cada centavo que você investiu.

Essa garantia é incondicional. 100% do seu dinheiro de volta. E isso porque eu acredito TANTO no meu programa, e fiz ele com tanta dedicação, que se ele realmente não for o que você espera eu não mereço o seu dinheiro.

um ano de acesso por
12x 39,90

“Nosso papel não acaba quando ensinamos, mas sim quando o outro aprende, processa, transforma e gera valor.”

- Jorge Monclar / Diretor e Diretor de Fotografia

Me chamo Jorge Monclar, e sou graduado como Diretor e Diretor de Fotografia pelo IDHEC - Institute des Hautes Études Cinematographiques – Paris – França. Possuo mais de 30 anos de experiência em Cinema e TV no Brasil e no exterior.

Quando comecei jamais imaginei ir trabalhar em cinema. Eu sobrevivia como cartunista e desenhista de animação. Cheguei na França num momento muito conturbado, em plena reverberação dos eventos de 68. E na busca da sobrevivência os caminhos se abriram para mim.

Fui projecionista em estacionamento de super-mercado, assistente de câmera e posteriormente câmera no cine-jornal Gaumont que me fez rodar pela França, trabalhei como desenhista de animação no departamento de pesquisa da ORTF (televisão francesa) participando de uma série francesa de grande sucesso e onde conheci alguns colegas que foram trabalhar no jornal de humor Charlie Hebdo. Foi fascinante conhecer de perto os militantes do cinema francês da Nouvelle Vague, jovens que atuavam dando aulas e escrevendo no Cahiers du Cinema como Truffaut, Chabrol, Valcrose, Alekan, A e muitos outros.

Essa experiência enriquecedora foi fundamental na minha formação profissional. Voltando para o Brasil trabalhei em televisão fotografando (vinhetas do Hans Donner, comerciais na Globotech e Globograph assim como videoclipes para o programa Fantástico da Rede Globo e Bar Academia da Rede Manchete).

Em cinema fotografei de tudo: comerciais, videoclipes, mais de 100 filmes de curta-metragem de ficção e uma grande quantidade de filmes de longa-metragem nacionais e estrangeiros. Com diretores consagrados como Nelson Pereira dos Santos, Joaquim Pedro de Andrade, Humberto Mauro, João Baptista de Andrade e Stanley Donne.

Sempre estive preocupado com a formação técnica profissional, por isso escrevi alguns livros técnicos que foram adotados nas escolas de cinema e tornaram-se manuais de trabalho dos técnicos de cinema e televisão, como: “O diretor de Fotografia”, “O Assistente de Câmera” , “O Operador de câmera”, “Linguagem Cinematográfica”.

Continuo no mercado de trabalho e paralelamente atuando na Academia Internacional de Cinema e Televisão passando adiante minha experiência e conhecimento técnico adquirido ao longo desses anos.

Assinatura Monclar

“As suas AÇÕES são mais importantes que as suas intenções, então MOVIMENTE-SE! A partir de agora, estou junto com você!
Jorge Monclar