Oficina de projetos culturais

Elaboração, planejamento e gestão

Conteúdo

Elaboração de um projeto cultural, englobando todas as etapas do mesmo desde a pré-produção à prestação de contas. Conhecimento teórico das leis de incentivo cultural existentes no país, sua evolução e principais diferenciais. Orientação a propósito das decisões sobre que patrocinadores procurar com base no marketing cultural das empresas. Crowdfunding, financiamento alternativo para projetos culturais.

Evolução histórica das leis de incentivo cultural no Brasil
Leis de Incentivo Cultural – especificidade da lei, a quem se aplica, como conseguir a isenção fiscal para o projeto cultural

Lei Municipal de Incentivo Cultural ISS
Lei Estadual de Incentivo Cultural ICMS
Leis Federais de Incentivo Cultural – Lei Rouanet e Lei do Audiovisual

Marketing Cultural
Edital de Empresas versus patrocínio direto
Crowdfunding – financiamento coletivo
Elaboração de Projeto Cultural

Carga Horária: 16 h

Metodologia

Aulas presenciais com exercícios práticos em sala de aula.
Elaboração em grupo de um projeto cultural.