Oficina – O som em cena

A oficina “O som em cena” tem como objetivo o ensino do som dentro do audiovisual.  Na manhã do primeiro dia exibiremos trechos de grandes filmes onde faremos análises das técnicas de composição dos grande criadores de trilhas sonoras, como:

Bernard Herrmann Henry Mancini Jerry Goldsmith John Williams Entre outros.

A tarde focaremos na linguagem dos ruídos. A importância dos ruídos ambiente e de sala. Exemplos de produções de foley de filmes famosos serão exibidos para que o aluno tenha uma idéia de como se pratica essa arte.

Quase ao findar do primeiro dia, um trecho de um filme (BASE) será exibido para que os alunos possam imaginar todas as possibilidades de produção de som na sessão de foley que vai acontecer no dia seguinte.

No segunda dia a turma trará de casa objetos diversos que serão utilizados como ferramentas na produção do foley.

A sala de captação do som será preparada pelos alunos que produzirão ruídos, musica e dublagens em sincronismo com o filme projetado num telão. Isso é o que se chama Sessão de foley.

Se tivermos alunos músicos, compositores, a parte da criação da trilha ficará com por conta deles.

A 10 anos a oficina “O som em cena” de Beto Strada tem levado conhecimentos importantes sobre o áudio por quase todo o Brasil em festivais de cinema, faculdades e escolas.

 

Carga horária: 18 h

 

Metodologia

A Oficina  será dividida em duas aulas de 9 horas de duração. Total 18 horas de aulas práticas em estúdio com gravações.