Professores

Nossos professores são profissionais atuantes e com larga experiência no mercado de Cinema e TV no Brasil e no exterior.

Cristina Bethencourt

Bacharel em direção teatral pela UniRio e Atriz, formada pela Casa das Artes das Laranjeiras (CAL) e diretora de teatro, atuou em mais de 20 peças de teatro, dirigiu espetáculos para crianças como MEMÓRIAS DA BARRIGA, em parceria com Maria Mariana; CONFISSÕES INFANTIS, entre outros. Desde 2003, vem preparando elenco infantil e adulto em cinema e televisão. Já foi preparadora de elenco em diversos filmes, novelas e seriados, entre os trabalhos mais recentes como preparadora são : novelas Duas caras; Negócio da China; Passione; Fina Estampa; Flôr do Caribe; Império, I Love Paraisópolis , séries da TV GLOBO Na forma da Lei, Louco por elas, Amorteamo.O elenco infantil dos filmes INFÂNCIA de Domingos Oliveira; SOMOS TÃO JOVENS de Antonio Carlos da Fontoura. Foi, também, a preparadora do elenco infantil de duas obras de Ziraldo: o seriado UM MENINO MUITO MALUQUINHO (TVE-2005/6) e o filme UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA (2009). É professora de teatro desde os anos 90, responsável pela Oficina de Teatro para Crianças e Adolescentes na Casa de Cultura Laura Alvim durante 10 anos consecutivos. Desde 2011 ministra uma oficina de teatro no Espaço Criança Esperança para a comunidade do Cantagalo. Atualmente é preparadora de elenco na TV Globo.


Doc Comparato

Roteirista e escritor. Fundou a Casa de Criação da Rede Globo. Com sete prêmios internacionais, destaca-se a medalha de ouro do New York Films and Television Festival, e seu trabalho de co-autoria numa minissérie com o prêmio Nobel Gabriel Garcia Marquez. Escreveu o livro Da criação ao Roteiro e lecionou Roteiro na Escola de Cinema de Berlim.Trabalha no Brasil e no o exterior, onde destacam-se diversos roteiros de cinema, entre eles: El Corazon de la terra – Espanha; Piege- França; Encontros imperfeitos -Esp./Portugal; O Cangaceiro Trapalhão – Brasil; O Bom Burguês; Bonitinha, mas ordinária; O Beijo no asfalto; Hospital Brasil. Na TV já realizou diversas novelas, seriados e programas tanto no Brasil como no exterior, tais como: Mulher; A Justiceira;Seriados – Rede Globo ; O Tempo e o vento; A vida secreta de Berenice; Malu Mulher; Lampião e Maria Bonita; Plantão de Polícia, programas – R. Globo; Procura-se, A Boca do Dragão, Na paz dos anjos, seriados para a Tv Portuguesa e outros.


Glaucia Pelliccione

Continuísta em cerca de mais 30 filmes de Longa-metragem e mais de 40 filmes de média e curta-metragem.Trabalhou com os Diretores Helvécio Raton , Rudi Lageman, Moacyr Góes, José Alvarenga Jr., Milton Alentar Jr., Marcos Figueiredo, João Falcão,Wolf Maia,Daniel Filho,Diego de La Texera ,Marcos Paulo,Marcos Jorge entre outros. Principais longas: Chatô,O Rei do Brasil, Uma Onda no ar,Garrincha,estrela solitária,A Máquina, Meteoro,Show de Verão,Sexo com amor, Maria mãe do filho de Deus,Divã,Tempos de Paz; High School Musical- O Desafio;As Vidas de Chico Xavier; Assalto ao Banco Central,O Velho Marinheiro (2012), Ninguém ama ninguém por mais de dois anos (2013). Trabalhou em séries para TV: Tecendo o saber ( Rede Globo), Ciência para uma vida saudável(Canal Saúde), Retratos Brasileiros(Canal Brasil), Atrás das Câmeras ( M. off do seriado Aquarela do Brasil R. Globo), As Cariocas- Dir. Daniel Filho; As Brasileiras – Dir. Daniel Filho. “Subúrbia”- minissérie da rede Globo, Dir. de Luiz Fernando Carvalho. Se Eu Fosse Você – minissérie da Fox – produção 2013 . Dirigiu o depto. de Continuidade da novela “Meu Pedacinho de Chão” – Dir. Luiz Fernando Carvalho, da Rede Globo. É diretora da AICTV- Academia Internacional de Cinema & Tv.


Tainá Prado

Formada em produção executiva pela FGV e em Entertainment Business Management pela Vancouver Film School, atua no mercado de cinema brasileiro desde 2007. Produtora Executiva dos filmes “Histórias que Só Existem Quando Lembradas” e “Pendular” da premiada diretora Julia Murat. Diretora de Produção da série institucional “Você é o que faz, Você faz o que é” do diretor João Jardim, dos documentários “Uma Longa Viagem” de Lúcia Murat e “Duas Histórias” de Ângela Zoe. Coordenadora de produção dos filmes “Gonzaga de Pai Para Filho” de Breno Silveira e da série de TV “Valentins” dos diretores José Henrique Fonseca, Calvito Leal e Duda Vaisman. Foi Coordenadora de Juri no Vancouver Latin American Film Festival (2014) e trabalhou como Coordenadora de Produção Executiva ao lado dos diretores Lúcia Murat e Murilo Salles. Foi Assistente de produção em filmes como “Minha Mãe é Uma Peça” de André Pellenz, “Flores Raras e Banalíssimas” de Bruno Barreto, “A Suprema Felicidade” de Arnaldo Jabor, “Eu e Meu Guarda Chuva” de Toni Vanzolini, “Rio Sex Comedy” de Jonathan Nossiter, “A Mulher Invisível” de Cláudio Torres, além dos curtas metragens canadenses “Dial Y For Yesterday”, “Fade Out” e “The Arabian Night”


Hsu Chien

Diretor e foi 1° Assistente de direção de importantes filmes da cinematografia brasileira. Nascido em Taiwan. Formado em Cinema pela UFF em 2000. Atua no mercado desde 1996 , tendo trabalho em cerca de 47 filmes de longa-metragem. Como 1° Assistente, já trabalhou em 24 filmes de longa-metragem. Trabalhou com diversos Diretores:(2002):Luiz Carlos Lacerda, Viva Sapato !; Mara Mourão, Avassaladoras; Guilherme Fontes, Chatô, o rei do Brasil; Isa Albuquerque, Histórias do Olhar; Seja o que Deus Quiser, de Murilo Salles (2002) e Nome Próprio, de (2006); Helena Solberg, Vida de menina, de (2003); Moacyr Góes, Irmãos de Fé , de (2004) e Destino, de (2007), (2005): Zelito Viana, JK, Bela Noite Para Voar; Ivan Cardoso, Um Lobisomem na Amazônia; Tizuka Yamasaki, Gaijin,ama-me como sou; Mara Mourão, Avassaladoras, a Série ; Isa Albuquerque, Ouro Negro; (2006): John Stockwell, Turistas; Oswaldo Caldeira, Histórias de Alice, (2007): Wolf Maya, Sexo com Amor; (2008)Jonathan Nossiter, Rio Sex Comedy; (2009): César Rodrigues, Uma professora muito maluquinha e High School Musical – O Desafio ; Marcelo Taranto, Ponto Final; (2010)Roberto Santucci,De pernas pro ar; Marcos Paulo,Assalto ao Banco Central ;Rosane Svartman, Tainá 3. Atualmente ele está na direção de Sexo e as Negas, série que estreou em setembro de 2014, na Rede Globo.


Jorge Monclar

Graduado como Diretor e Diretor de Fotografia pelo IDHEC- Institute des Hautes Études Cinematographiques – Paris – França , com mais de 25 anos de experiência em cinema e tv no Brasil e no exterior. Cinegrafista do cine jornal Gaumont Revue du Monde. Iluminou para Televisão: Vinhetas de novelas com Hans Donner, Comerciais para Globotec e Globograph e para o programa Fantástico da Rede Globo, para o programa Bar Academia da Rede Manchete. Fotografou filmes, documentários para agencias de notícias e emissoras estangeiras de televisão. Fotografou comerciais para mais de 50 empresas do Rio, São Paulo, Minas Gerais e RG do Sul. São mais de 50 filmes de curta metragem em sua atuação como DF, entre eles, clássicos como: Fazendas Clássicas de Humberto Mauro,Aleijadinho de Joaquim Pedro de Andrade e Novembrada de Eduardo Paredes.Trabalhou com importantes diretores,como: Stanley Donne: Love in Rio, Nelson P. dos Santos:Um ladrão, João Baptista de Andrade: O Cego que gritava Luz, Garrincha, estrela solitária de Milton Alencar Jr. É autor dos livros: O Diretor de Fotografia”, Linguagem Cinematográfica, O Ass. de Câmera e Roteiro Cinematográfico passo a passo. Coordenador didático da AICTV – Academia Internacional de Cinema e TV. Como roteirista: adaptou cerca de 50 contos da literatura brasileira de autores: Rubem Fonseca, Ruy Castro, Luis Fernando Veríssimo, Fernando Sabino; Joao Antonio, Alcione Araujo, João Emmanuel Carneiro, Oduvaldo Vianna Filho, todos levados às telas. As séries para TV: “Histórias de Condomínios” e a adaptação dos quadrinhosde bruno Drummond”Pá Pow”, ” Digo na Lata”, “Bate Pronto” e os roteiros de L. M. ” O Exército de Um Homem Só”( de Moacyr Scliar), “Saraminda”(Jose Sarney) e as histórias originais: “Sidney” e o Seriado Policial: ” Sacra Corona Unitá” adaptação do seu romance homônimo ( publicado pela editora Perse), Premio de Roteiro para Tv – Embrafilme/série para Tv” Casos de Polícia”. É autor do livro “Roteiro Passo a Passo”(2010). Prêmio de melhor Roteiro Cinematográfico no Festival de Petrópolis ( 2010).


José Dias

DIAS Mestre e Doutor formado pela Univ.de São Paulo (USP) em Comunicações e Artes.É professor titular da Univ.do Rio de Janeiro(UNIRIO). Profissional com mais de vinte anos de mercado. Trabalhou constantemente no cinema, televisão e teatro. Tem trabalhos premiados em teatro, tais como: (63) Besame Mucho, de Mario Prata(Prêmio Mambembe); Simon/Simon,de Isac Chocron;, Prêmio Molièr, com A trágica história de Dr.Fausto, de Christopher Marlowe; ( Prêmio Shell,) Romeu e Julieta, de William Shaskespear, ,Prêmio Oscarito como melhor cenógrafo do ano, Prêmios MAMBEMBE E Shell, Lima Barreto ao 3ºdia, Édipo Rei,Divinas Palavras, Waldemir Garcia, Medalha Pedro Ernesto, Título de Benemérito do Rio de Janeiro, Na TV Globo, responsável pela cenografia de Casos Especiais: Feliz Aniversário, Ciranda Cirandinha, Jorge Um Brasileiro, A Morte e a morte de Quincas Berro D Agua e do seriado Bem Amado. Participou da equipe de cenógrafos das novelas Gabriela, A Escalada, O Grito, Bravo e Saramandaia. Na linha de show, participou de Chico Total, Fantástico. Dir. de Arte e Cenógrafo dos filmes “O Partidão”, “Conversinha Mineira”, “Pau Brasil”, “A Tv Quebrou”, “Apertadinho” e “Infidelidade”, “O Roteirista” da AICTV. É o primeiro artista brasileiro a ser eleito para a ACADEMIA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO


Pedro Paiva

Com formação em Arte e Design, atua no mercado de publicidade tendo realizado trabalhos com a Artplan Comunicação, ID&A Comunicação e outros. Em 2005, já na Austrália, trabalhou com produção de imagens stock footage de vida marinha (tubarões e demais espécies marinhas), tendo trabalho veiculado na Discovery Channel, National Geographic e BBC. No Brasil, a partir de 2008, dirigiu a fotografia do documentário “Prime Minister’s Global Fellowship” para a BBC de Londres. Desde então, vem atuando em diversas produções de televisão, publicidade e cinema, onde se destacam trabalhos realizados para produtoras como Natural History New Zealand, O2, Conspiração Filmes, Bossa Nova Filmes, Mixer, Fulano Filmes, Margarida Filmes, MGP Produções, Youle Filmes e emissoras como BBC, Discovery Channel, National Geographic, TV Globo, SportTV, MultiShow, Canal BIS e TV Globo.


Renata Brito

Profissional com vasta experiência na organização de treinamentos e eventos diversos na área cultural. Atua como Consultora e na execução de projetos focados na capacitação, responsabilidade social e cultural. É Gerente e Consultora de Projetos desenvolvidos pela empresa MCBRITO Consultoria Administrativa Ltda.


Tuinho Shwartz

Produtor em mais de 40 filmes de longa metragem em 30 anos no mercado audiovisual. Produtor executivo de filmes como BOSSA NOVA e O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?, de Bruno Barreto, AMÉLIA de Ana Carolina e FOR ALL de Luiz Carlos Lacerda e Buza Ferraz, também trabalhou com diretores como Stanley Donnen, John Boorman e Julien Temple.e com atores como Michael Caine, Demi Moore, Dennis Hopper, Gérard Depardieu e Jean Dujardin. A FOCUS FILMS, fundada em 2002 por TUINHO SCHWARTZ, produz projetos de conteúdo próprio e prestou serviços a produções internacionais para agências como BBDO, WIEDEN & KENNEDY, LEO BURNET, SAATCHI & SAATCHI; para produtoras como Pathé Films, Mandarin Cinema, Ridley Scott Associates, Believemedia e Bikini Films; e realizou a produção de programas de TV e reality shows para empresas como a BBC, Endemol, France 3, ABC TV e Associated Press. A FOCUS foi parceira na produção do longa francês OSS 117, RIO NE RÉ̈POND PLUS, de Michel Hazanavicius, lançado na França em 2009 com grande sucesso, o filme anterior do diretor do premiado “The Artist”. Lançou os documentários CONDOR, de Roberto Mader (melhor documentário no Festival do Rio de 2007) e PENAS ALTERNATIVAS (de Lucas Margutti e John Valle); e o filme ELVIS & MADONA (comédia romântica de Marcelo Laffitte). Atualmente prepara o documentário RIO 77/78, de Mauricio Branco e Patrícia Faloppa. Produtor Executivo que acaba de levar pelo filme que produziu “A Luneta do Tempo” com direção de Alceu Valença, os “Quiquitos” de melhor Trilha musical e Direção de Arte no 42º Festival de Gramado, dará a próxima turma de Produção executiva na AICTV. Esta é a chance para quem quer dar um upgrade e se especializar nesta função. As vagas são limitadas.


Zorba Monclar

Formado pela AICtv em companhia de seu pai Jorge Monclar, iniciou carreira no vídeo como assistente de câmera em diversos projetos institucionais e publicidade para Petrobras, Vale, Puma, TIM, Claro, Ford. Iniciou trabalhos de operação de câmera em curtas da AICtv galgando posições no mercado como operador de câmera ao lançamento da HDSLR Canon Mark II, inaugurando uma nova fase de câmeras no Brasil, com trabalhos em importantes empresas de comunicação como Conspiração Corp, Youle, Camera2 e 24p. Como diretor de fotografia para TV paga em programas como Canal Brasil-Retalhão e GNT-Dilémas de Irene. Neste ultimo período participou da direção de fotografia de campanha eleitoral nacional para presidente e primeiro assitente foquista para série de tv aberta “conselho tutelar” pela Vison – Rede Record


Ana Kfouri

Diretora teatral, roteirista, diretora de movimento, diretora da Cia. Teatral do Movimento (CTM), que fundou no ano de 1991, do Grupo Alice 118, criado em 1998, e coordenadora do Centro de Estudo Artístico Experimental, sediado no Sesc Tijuca,teatro II.


Babita Mendonça

Figurinista atuando em cinema, publicidade e TV desde 1977. Foi assistente de figurino e cenografia de Nunca fomos tão felizes , de Murilo Salles, e figurinista de Garota dourada , de Antônio Calmon. Fez os figurinos e a direção de arte de Os Trapalhões na Arca de Noé de Del Rangel, Vento Sul , de José Frazão, e Urubus e papagaios , de José Joffily. Foi diretora de arte de O homem da capa preta (1985), de Sérgio Rezende, e de Manobra radical (1989), de Elisa Tolomelli. Trabalhou em mais de 50 filmes publicitários. Ao longo de sua carreira foi figurinista de quase uma dezena de longas-metragens, entre eles: Banana split , de Paulo Sérgio Almeida, Amor vagabundo , de Hugo Carvana, Faca de dois gumes , de Murilo Salles, Os trapalhões e a árvore da juventude , de José Alvarenga Jr. e Xuxa pop star , de Paulo Sérgio Almeida e Tizuka Yamasaki; Zico, o filme, de Elizeu Ewald. Atualmente, tem se dedicado a trabalhos na publicidade e na televisão.


Beto Boaz

Carlos Alberto de Oliveira, o “ Beto Boaz” , atua no mercado audiovisual há 12 anos , com vasta experiência em variados suportes de câmera: STEADICAM – CAMMATE – SUPER TECHNOCRANE. Participa de programas ao vivo em televisão : “Encontro” de Fátima Bernades, “Video Show”, “Dança dos Famosos” e “Superstar” da Rede Globo e em outras emissoras Esportes, Futebol e Eventos Especiais. Tem participado em filmes e séries: “Esther”, “Rei David “ Rede Record e em filmes de ficção com fotógrafos como Edgar Moura e Jorge Monclar.



Bruno Miod

Profissional Apple Certified Pro, trabalha há 12 anos com edição de vídeo digital e autoração de DVD. Formado pelo ATC (Apple Trainning Center) da Veiga de Almeida, já ministrou cursos, workshops e palestras de Final Cut e DVD Studio Pro em empresas, faculdades e festivais de cinema. Diretor e editor de curtas metragens, tendo trabalhos exibidos em festivais nacionais e internacionais.Trabalhou como editor nas Produtoras TEC Cine Rio, ACT! DV e ACT! TV Broadcasting.Editor de diversos filmes da AICTV.